18 de abril de 2011

Promoção da Alimentação saudável no ambiente escolar


A escola exerce grande influência na formação de crianças e adolescentes, atores da comunidade escolar essenciais para a multiplicação de informações. Constitui um centro de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento importante e nela se adquirem valores vitais fundamentais. É, portanto, espaço de grande relevância para a promoção da saúde, principalmente quando esta questão se insere na constituição do conhecimento do cidadão crítico, estimulando-o à autonomia, ao exercício dos direitos e deveres, às habilidades com opção por atitudes mais saudáveis e ao controle das suas condições de saúde e qualidade de vida.

A parceria entre as áreas de Educação e Saúde pode e deve se dar além das questões curriculares e permear todo o cotidiano da vida escolar. O ambiente de ensino, ao articular de forma dinâmica alunos e familiares, professores, funcionários e profissionais de saúde, proporciona as condições para desenvolver atividades que reforçam a capacidade da escola de se transformar em um local favorável à convivência saudável, ao desenvolvimento psico-afetivo, ao aprendizado e ao trabalho de todos os envolvidos nesse processo.

Considerando a importância da escola como espaço propício à formação de hábitos alimentares saudáveis e à construção da cidadania, foi publicada em 08 de Maio de 2006 a Portaria Interministerial nº. 1010, que institui as diretrizes para a promoção da Alimentação Saudável nas escolas de Educação Infantil, Fundamental e nível Médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. A Portaria, elaborada conjuntamente pelos Ministérios da Saúde e Educação, tem como meta o desenvolvimento de ações que garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar e avaliação de seu impacto a partir da análise de seus efeitos em curto, médio e longo prazos.

Tendo como objetivo favorecer a adesão da comunidade escolar a hábitos alimentares saudáveis e atitudes de auto cuidado e promoção da saúde, foram elaborados os “Dez Passos para Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas”. É um conjunto de estratégias que podem ser implementadas no ambiente escolar de maneira complementar, adequando-se à realidade local.


 .
1º – A escola deve definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para
favorecer escolhas saudáveis.

2° – Reforçar a abordagem da promoção da saúde e da alimentação saudável nas
atividades curriculares da escola.

3° – Desenvolver estratégias de informação às famílias dos alunos para a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar, enfatizando sua co-responsabilidade e a
importância de sua participação neste processo

4° – Sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos com alimentação na escola para produzir e oferecer alimentos mais saudáveis, adequando os locais de produção e fornecimento de refeições às boas práticas para serviços de alimentação e garantindo a oferta de água potável.

5° – Restringir a oferta, a promoção comercial e a venda de alimentos ricos
em gorduras, açúcares e sal.

6° – Desenvolver opções de alimentos e refeições saudáveis na escola.

7° – Aumentar a oferta e promover o consumo de frutas, legumes e verduras, com ênfase
 nos alimentos regionais.

8º - Auxiliar os serviços de alimentação da escola na divulgação de opções saudáveis por meio de
 estratégias que estimulem essas escolhas.

9° – Divulgar a experiência da alimentação saudável para outras escolas, trocando informações
e vivências.

10° – Desenvolver um programa contínuo de promoção de hábitos alimentares saudáveis, considerando o monitoramento do estado nutricional dos escolares, com ênfase em ações de diagnóstico, prevenção e controle dos distúrbios nutricionais.


FONTE:
Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN)