28 de janeiro de 2011

Doença Celíaca - Parte 2

Como já descrevi anteriormente, a doença celíaca é autoimune. Sua principal caracteristica é a intolerância permanente ao glúten, que acomete indivíduos com uma predisposição genética. Para se inteirar do assunto, leia a primeira parte da matéria clicando aqui.

O tratamento consiste em evitar por toda a vida  alimentos que contenham glúten (tais como pães,cereais, bolos, pizzas, e outros produtos alimentícios, ou aditivos, que contenham trigo, centeio, aveia e cevada).  Medicamentos e outros produtos também podem conter glúten. Pesquisadores na Europa estão testando vacinas que atuariam sobre o sistema imunológico do intestino, mas são estudos que ainda precisam percorrer um longo caminho. Até lá, adeus glúten.

Os pacientes podem começar a apresentar melhora 1 ou 2 semanas após o início da dieta. A intolerância à lactose causada pelo dano intestinal também diminui. Na maioria das pessoas, os sintomas desaparecem e a parede do intestino se recupera totalmente de 6 a 12 meses após o início da dieta sem glúten. Nas crianças, o crescimento  volta ao normal. Visitas regulares a um nutricionista e a uma equipe de profissionais de saúde com experiência no tratamento da doença celíaca são importantes para ajudar a manter a dieta e monitorar possíveis complicações.  

O tratamento parece simples, porém, inúmeros problemas podem levar o paciente a transgredir a dieta, como por exemplo:  Falta e orientação dos familiares sobre a doença e suas complicações; Descrença na quantidade de cereais proibidos (qualquer quantidade é prejudicial e agressivo aos celíacos);  Dificuldades financeiras, pois os alimentos permitidos são os de custo mais elevado; Falta de habilidade culinária das mães para preparar alimentos substitutivos; Forte pressão que sofremos da propaganda dos industrializados,  que nos leva a consumir tais produtos e, Rótulos, embalagens ou bulas que nem sempre contém a composição correta ou bem clara de seus ingredientes. Lembrando que, de acordo com a lei Nº 8543, de 23/12/1992,  todas as empresas que produzam alimentos com glúten devem manter a inscrição ' CONTÉM GLÚTEN ' na embalagem dos produtos. É preciso estar atento à isso.

Abaixo, segue uma lista com os alimentos permitidos e proibidos na dieta de celíacos; e em seguida, links que te levarão à listas de produtos industrializados que contém e que não contém glúten.

GRUPOS
PERMITIDOS
PROIBIDOS

Farinhas e Féculas  ( Cereais, Tubérculos e seus sub-produtos, que encontramos em forma de pó.
As mais indicadas:   Arroz, Batata, Milho e Mandioca.
Arroz = farinha de arroz, creme de arroz, arrozina,  arroz integral em pó e seus derivados
O creme de arroz não é um creme ou pasta, e sim um pó.
Milho = fubá, farinha, amido de milho ( maisena ), flocos, canjica e pipoca. 
Batata = fécula ou farinha.
Mandioca ou Aipim =  fécula ou farinha, como a tapioca,  polvilho doce ou azedo.
Macarrão de cereais = arroz,  milho e mandioca.
Cará,  Inhame,  Araruta, Sagú, Trigo sarraceno.
TRIGO = farinha,  semolina, germe e  farelo.  

AVEIA = flocos e  farinha.  

 CENTEIO

CEVADA =  farinha.

 MALTE

Todos os produtos elaborados com os cereais citados acima

Bebidas
Sucos de frutas e vegetais naturais, refrigerantes e chás.   Vinhos, champagnes, aguardentes e saquê. Cafés com selo ABIC.
Cerveja, whisky, vodka, gin, e ginger-ale.    Ovomaltine, bebidas contendo malte, cafés misturados com cevada. Outras bebidas cuja composição não esteja clara no rótulo

Leites e derivados
Leite em pó, esterilizados ( caixas tetrapack ), leites integrais, desnatados e semi  desnatados.    Leite condensado, cremes de leite, Yacult.    Queijos frescos, tipo minas, ricota, parmesão. Pães de queijo.   Para iogurte e requeijão, verifique observações nas embalagens.
Leites achocolatados que contenham malte ou extrato de malte, queijos fundidos, queijos preparados com cereais proibidos.   Na dúvida ou ausência das informações corretas nas embalagens, não adquira o produto

Açúcares
Doces
Achocolatados
Açúcar de cana, mel, melado, rapadura, glucose de milho, malto-dextrina, dextrose, glicose.   Geléias de fruta e de mocotó, doces e sorvetes caseiros preparados com alimentos permitidos.   Achocolatados de cacau, balas e caramelos.
Para todos os casos, verifique as embalagens.

Carnes ( boi, aves, porco, cabrito, rãs, etc  ), peixes e produtos do mar, ovos e Vísceras ( fígado, coração ) 
Todas, incluindo presunto e lingüiça caseira
Patês enlatados, embutidos ( salame, salaminho e algumas salsichas )Carnes à milanesa

Gorduras e óleos
Manteiga, margarina, banha de porco, gordura vegetal hidrogenada, óleos vegetais, azeite
 

Grãos
Feijão, broto de feijão, ervilha seca, lentilha, amendoim, grão de bico, soja ( extrato protéico de soja, extrato hidrossolúvel de soja )
Extrato protéico vegetal,
Proteína vegetal hidrolizada

Hortaliças
Legumes e verduras: Todas


Condimentos
Sal, pimenta, cheiro-verde, erva, temperos caseiros, maionese caseira, vinagre fermentado de vinhos tinto e de arroz, glutamato monossódico (Ajinomoto) 
Mainoese, catchup, mostarda e temperos industrializados podem conter o glúten. Leia com muita atenção o rótulo.

QUAISQUER ALIMENTOS
Leia atentamente os rótulos
Os proibidos devem ter a expressão CONTÉM GLÚTEN nos rótulos

Kibon    ::    Nestlé    ::    Parmalat    ::    Sadia


Leia também: Guia orientador para Celíacos
Em breve, deliciosas receitas sem glúten. Aguardem ;) Até mais.


FONTES:
Associação dos Celíacos do Brasil
Federação Nacional das associações de celíacos do Brasil

26 de janeiro de 2011

Cientistas estudam a redefinição da medida do quilo

Protótipo internacional de quilograma é um cilindro de platina-iridio
que serve de base para definir o peso de um quilo.

Cientistas se reuniram na Inglaterra, com o objetivo de discutir a redefinição da medida do quilograma, já que existem evidências de que a massa precisa do modelo usado para determinar a medida não é mais tão constante. O quilograma é a única unidade internacional de medida padrão baseada em um objeto físico em vez de uma constante física fundamental. É contituído por um cilíndro de platina, guardado em um cofre no Escritório Nacional de pesos e medidas, na França.

A perda da massa foi de 50 milionésimos de grama, o equivalente a um grão de areia. Para nós, esse valor chega a ser insignificante, porém, para os metrologistas a mudança é preocupante. Uma possivel explicação para o ocorrido é que, ao longo dos anos a liga de platina-irídio pode ter emitido algum gás que havia sido incorporado ao bloco de metal, feito em londres em 1879. Nos ultimos 122 anos, o protótipo foi colocado fora do armazenamento apenas três vezes para calibragem. Limpar, polir ou tocar é estritamente controlado, uma vez que tudo isso pode alterar seu peso.

Seram realizados novos testes para identificar a vida util do objeto. Caso esteja constatado o seu possivel fim, a medida pode receber uma nova definição baseada em conceitos da física quântica e não em um objeto físico.

Selecionar e higienizar alimentos são cuidados essenciais em situações de enchente

Todo o Brasil tem acompanhado os desastres causados pelas enchentes em certas regiões do país. Nessas situações é muito importante higienizar cuidadosamente os alimentos (se puderem, ainda assim, serem consumidos) e utensilhos que entraram em contato com a água. É indispensável a promoção da saúde e a divulgação dos cuidados à população afetada para com os alimentos, evitando doenças e ainda mais mortes em decorrência disso.

Nova Friburgo - RJ

Selecionar quais alimentos podem ser consumidos e higienizá-los são cuidados essenciais para evitar doenças em situações de enchente


O cuidado com a alimentação é uma das principais medidas para proteger a saúde durante e depois da ocorrência de enchentes. Consumir alimentos que entraram em contato com a água ou a lama da enchente pode causar doenças e até mesmo levar à morte. É preciso, portanto, selecionar que alimentos podem ser ingeridos e higienizá-los com cuidado, descartando os que possam colocar em risco a saúde e a vida das pessoas.

Em situação de enchentes, deve-se dar preferência a alimentos não-perecíveis e evitar legumes, verduras e carnes. “Alimentos frescos não são recomendados, porque apodrecem com facilidade, principalmente nesse tipo de situação de crise, em que nem sempre se tem disponível um sistema adequado de refrigeração”, explica o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto.

Também é importante selecionar, entre os alimentos disponíveis, aqueles que estão apropriados para o consumo. Todos os alimentos que estiverem com cheiro, cor e aspecto fora do normal – úmidos, mofados, murchos – devem ser descartados. Também aqueles que ficaram submersos ou umedecidos, independentemente de apresentarem alterações de aparência e odor, não deve ser consumidos. Mesmo os alimentos em embalagens de plástico lacradas, mas que tiveram contato com água de enchente (garrafas PET, grãos ensacados), devem ser jogados fora. O mesmo se aplica aos que estiverem acondicionados em latas amassadas, enferrujadas ou semi-abertas.

Os únicos alimentos que tiveram contato com a água da enchente e que podem, mesmo assim, ser aproveitados são os industrializados e embalados em vidro, lata, a vácuo ou em caixa tipo “longa vida”, que estejam lacrados e em perfeita condição. Para consumi-los, é preciso lavar as embalagens antes, usando hipoclorito de sódio (2,5%) diluído em água – duas colheres de sopa do produto para cada litro de água. Feito isso, é só lavar as embalagens com a mistura.

Quando não houver geladeira, prepare somente os alimentos que serão consumidos nas próximas duas horas, para que não haja risco de os alimentos estragarem ou serem contaminados. Os recipientes que serão usados no acondicionamento de alimentos para consumo também devem ser higienizados.

O procedimento é o seguinte: primeiro, lave-os com água filtrada e sabão. Em seguida, deve-se fazer a desinfecção dos recipientes. Para isso, dilua duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio em um litro de água. Com essa água, é possível higienizar seus utensílios – é importante destacar que ela não pode ser bebida, apenas usada para limpeza. Encha os recipientes com essa água, feche-os, agite bem, e deixe descansar por 15 minutos. Esvazie-os, e enxágüe com água para consumo. Agora eles estão prontos para acondicionar adequadamente seus alimentos.

Frutas, legumes e verduras que tiverem entrado em contato com a água da enchente devem necessariamente ser descartados. Os que ficaram fora do alcance dessa água, apesar de pouco recomendados ao consumo – por serem alimentos perecíveis, suscetíveis ao apodrecimento e à proliferação de microorganismos –, podem ser aproveitados, desde que sejam desinfetados antes. Essa limpeza também é feita com o hipoclorito de sódio:

1. Selecione os legumes, frutas e vegetais que não estiverem deteriorados, total ou parcialmente, e lave-os em água corrente – os vegetais folhosos folha a folha; e as frutas e legumes um a um. Tudo que estiver deteriorado deve ser jogado fora.

2. Coloque os legumes, frutas e vegetais selecionados de molho por 10 minutos em uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (2,5%) diluído em um litro de água.


3. Enxágüe em água corrente os vegetais folhosos folha a folha, e as frutas e legumes um a um, e deixe que sequem naturalmente. (Para mais informações sobre o procedimento, ver Tabela 3).

Finalmente, para cozinhar os alimentos, deve-se usar apenas água limpa, pronta para consumo.



FONTE: Ministério da Saúde

25 de janeiro de 2011

Estudo sugere que casais sem filhos têm dieta mais saudável


Um estudo britânico descobriu que casais com crianças têm uma dieta menos saudável do que os casais sem filhos. Pesquisadores usaram dados de uma pesquisa do governo britânico com 7.014 famílias, que registravam suas compras de alimentos num diário por período de duas semanas, em 2003 e 2004. As famílias de renda alta comeram mais carne, frutas frescas e vegetais. A idade também influenciou no consumo de gorduras e açúcar, o que é reduzido em lares com pessoas de mais idade.

O novo estudo, publicado na edição de dezembro do "European Review of Agricultural Economics", descobriu que os casais sem filhos eram os que comiam de forma mais saudável. Mesmo depois de controlar fatores como idade, renda e outros, em comparação a uma família com crianças, um casal sem filhos consumiu cerca de 2 kg mais frutas e vegetais por pessoa ao longo do período de duas semanas. Ter crianças em casa também reduziu a demanda por carne, e aumentou o consumo de laticínios, cereais e batata.

Você concorda com esse estudo? Não podemos negar que a chegada de uma criança muda muitos hábitos, mas será possível o alimentar ser tão afetado por elas? É obvio que sim, uma vez que biscoitos, salgadinhos, doces, etc, são os alimentos preferidos das crianças, porém, os bons hábitos devem ser cultivados! Eu não tenho filhos, quem tiver e quiser dar sua opinião, fique a vontade. Comentem ;)

Até a próxima.

24 de janeiro de 2011

Você sabia? Homens e mulheres têm paladar diferente


Você já deve ter reparado que homens e mulheres possuem preferências diferentes na hora de escolher a refeição. Porém, o que muita gente não sabe é que, por trás dessas escolhas, existem razões que vão além da criação ou da cultura. Fatores biológicos também interferem no paladar masculino e feminino. Tanto o organismo dos homens como o das mulheres busca neurotransmissores diferentes. "Uma vez que determinados alimentos oferecem nutrientes que agem no sistema nervoso central, eles podem alterar a proporção dos neurotransmissores, sendo assim uma base importante para o equilíbrio da neuroquímica cerebral", explica Vânia Assaly, nutróloga e endocrinologista.

O neurotransmissor preferido pelasmulheres é a serotonina, sintetizada a partir de carboidratos. Ela é conhecida por trazer uma sensação de alegria, bem estar e reduzir a ansiedade. Portanto, aí vai uma dica de ouro para os namorados de plantão que não sabem mais o que fazer para driblar a TPM (Tensão Pré-Menstrual) da amada: Esperto seria aquele que presentearia a nmulher com uma caixa de bombom quando ela estivesse nesse período, mas com cuidado, pois a amada pode aumentar o peso se ficar viciada nesses presentes deliciosos. O motivo é simples. Durante a segunda fase do ciclo menstrual, os níveis de serotonina caem, e, por consequência, podem sim influenciar a famosa TPM e levar as garotas a comer mais docinhos. "Na oscilação do ciclo menstrual, algumas mulheres que têm um menor nível de serotonina ou alguma alteração em receptores cerebrais terão maior ansiedade, irritabilidade, angústia, e, com isso, buscarão açúcar e doces para resgatar o equilíbrio na bioquímica cerebral", afirma Vânia.

Isso mesmo! Parte da culpa por aqueles quilinhos a mais adquiridos com alimentos açucarados pode ser da falta de serotonina. Mas calma, não é tudo por causa dela, não. Também existem hábitos, costumes, aspectos comportamentais, culturais e familiares envolvidos. E, lógico, a força de vontade.


Do tempo das cavernas

A percepção das papilas gustativas nas mulheres é diferenciada: percebemos o amargo como algo menos apreciável e selecionamos o doce. A endocrinologista Vânia Assaly sugere que isso remete às nossas ancestrais, que não eram grandes caçadoras e se alimentavam mais de vegetais e frutas, desenvolvendo o paladar adocicado. Além disso, o instinto maternal entra em cena quando experimentamos algo amargo. "O gosto amargo, comum em coisas que estragam e alguns venenos, pode ter uma representação de risco ao futuro bebê", diz a nutróloga. Isso explica a relação entre o enjoo da gestante, a percepção de cheiros e a maior seleção de alimentos.

Pelo jeito, o paladar dos homens também vem de tempos antigos. Os ancestrais do sexo masculino eram caçadores que se alimentavam de grandes porções de gordura animal e comidas mais calóricas. "Para eles, o maior nível de dopamina, ferro, substâncias protéicas e gordurosas trouxe a possibilidade de tornarem-se fortes, com músculos, além de possibilitar um tempo maior entre as refeições", conta a especialista. Por isso, até hoje eles buscam alimentos ricos em dopamina, como carne vermelha. Podemos dizer que eles comem por fome mesmo, preferem mais volume e não prestam atenção na quantidade de gordura. Elas, ao contrário, correm das gorduras e calorias e levam em conta o volume da porção, estética do prato e odor na hora de escolher o que vão comer.

O recomendado para ambos os sexos é manter uma dieta equilibrada, a despeito dos gostos. Afinal, um corpo saudável é mais importante que qualquer desejo passageiro. Abaixo, confira alguns exemplos de alimentos típicos deles e delas. Você, no seu dia-a-dia, consegue perceber tais diferenças?




Preferidos por mulheres

Chocolates, pães, bolachas, biscoitos, arroz integral, frango, pães com queijo fresco, vinho, sake, sushi.








Preferidos por homens

Cerveja, churrasco, linguiça, feijoada, arroz e feijão, whisky, hambúrguer.





FONTE:
Nutrição Hoje

23 de janeiro de 2011

Cápsula com óleos essenciais reduz sintomas de TPM


De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco e publicado na revista “Reproductive Health", um comprimido que contém uma mistura de óleos essenciais, substâncias da classe das gorduras, reduz significativamente os sintomas da síndrome pré-menstrual (popularmente conhecida como TPM). Os cientistas avaliaram a eficácia do fármaco em ensaios clínicos realizados com 120 mulheres de 16 a 49 anos, que tomaram cápsulas que continha 1 g ou 2 g de ácidos graxos (como óleo linoleico, ácido oleico e outros ácidos graxos poli-insaturados) ou placebo, com óleo mineral. Afirmaram sentir um alívio dos sintomas da SPM nos três a seis meses após o início do tratamento.

"A administração de 1 ou 2 gramas de ácidos gordos essenciais em pacientes com SPM resultou numa redução significativa da severidade dos sintomas. Além disso, a administração dos suplementos dietéticos não provocou alterações dos níveis de colesterol total nas pacientes avaliadas", apenas poucos efeitos adversos e, mesmo estes, foram leves, insignificantes e não apareciam estar associados directamente com a medicação, relatou Edilberto Rocha Filho, líder do estudo.

O autor destacou ainda, em comunicado, que "os efeitos negativos da SPM sobre as actividades diárias de uma mulher e sobre a sua qualidade de vida podem ser significativos, assim como o impacto sobre os custos económicos, principalmente, os relacionados com a redução da produtividade. Por isso, pode dizer-se que as cápsulas de óleos essenciais são uma grande promessa como um tratamento." Segundo Edilberto, os ácidos graxos levam à formação do mediador químico prostaglandina E1. Este, por sua vez, regula a ação do hormônio prolactina, um dos responsáveis pelos sintomas da TPM.


As cápsulas de ácido graxo são vendidas em farmácias. No entanto, é necessário consultar um médico antes de tomá-las . O alívio não é imediato. Além disso, fatores como hereditariedade, sedentarismo e hábitos alimentares também podem estar ligados à TPM. Se a mulher tem sintomas mais leves, uma simples mudança, como reduzir a ingestão de chocolate e café, pode ajudar.

Uma pesquisa feita no ano passado pela Unicamp e pelo Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas entrevistou 1.053 mulheres com idades entre 18 e 40 anos e constatou que 60% delas sofrem com os sintomas da tensão pré-menstrual. Nervosismo e ansiedade são relatados por 76,4% das mulheres que têm TPM. Mais da metade delas têm alterações de humor e crises de choro, a metade delas sente cólicas fortes e pouco mais de um terço relatou dor e inchaço nos seios.


FONTE:
ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Folha.com