9 de janeiro de 2011

Diet X Light - Esclareça suas dúvidas



Bom, hoje vamos esclarecer uma dúvida muito frequente entre os consumidores de produtos Diet e Light que não sabem ao certo seus verdadeiros significados e qual é o mais adequado em variadas situações. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a responsável por várias regras contidas nas embalagens dos alimentos; os termos "Diet" e "Light" foram regulamentados para ajudar e facilitar na identificação de diferentes tipos de alimentos. De maneira geral, podemos diferencia-los da seguinte forma:

DIET 

São alimentos destinados à dietas com restrição de Nutrientes, como carboidrato, proteina, gordura ou sódio, voltados a grupos que apresentam condições fisiológicas específicas. Uma bebida Diet por exemplo, deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5g/100ml - esse limite pode ser maior nos refrigerantes dietéticos em que é adicionado suco de fruta. A expressão também pode ser usada para alimentos sem adição de açúcar r para controle de peso.

Consumidores
Normalmente apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), e o sal (hipertensos).

Mito
É comum produtos Diet serem associados à perda de peso, porém, na maioria das vezes o valor energético não difere dos produtos convencionais, pode ser até maior.

Rotulagem
A Anvisa exige que todo produto diet contenha no rótulo a frase "Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico". Além disso, é aconselhado um alerta aos diabéticos quando o alimento contiver glicose, frutose ou sacarose, e o aviso "Contém fenilalanina" quando houver adição de aspartame à fórmula. No caso de alimentos que possuem em sua composição trigo, aveia, cevada, centeio e derivados, o rótulo deve conter a advertência “Contém Glúten”. Caso contrário, “Não contém Glúten”.

LIGHT

São produtos cujo valor energético (calorias) ou Nutricional é reduzido em pelo menos 25 % quando comparado com o convencional. Em produtos sólidos devem ter no máximo 40kcal/100g; no caso de bebidas, 20kcal/100ml .

Consumidores
São pessoas saudáveis que buscam produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, em comparação com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Esses alimentos são recomendados, por exemplo, em dietas para perder peso.

Mito
Produtos light só ajudam a perder peso caso haja diminuição significativa no teor de algum nutriente energético. O consumo em excesso de um produto que contém menos calorias em relação ao original pode encadear a ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não-light.

Rotulagem
Não é exigida nenhuma informação em especial no rótulo.

CHOCOLATE

Clique na imagem para amplia-la
O chocolate diet é indicado para os diabéticos, pois não traz vantagem para quem quer perder peso. O açúcar é substituído pelo adoçante e para preservar a consistência e torná-lo mais palatável, o fabricante muitas vezes adiciona gordura à fórmula, por isso o valor calórico aumenta.
O chocolate light traz a redução de algum nutriente específico ou do valor energético. Para quem tem alguma restrição alimentar, pode não ser o mais indicado. É preciso consultar a tabela nutricional, na embalagem, para saber se essa redução é conveniente para a dieta do consumidor.


                                                    REFRIGERANTE

Nos últimos anos os rótulos de vários refrigerantes foram alterados. O termo diet foi substituído por light. A mudança dos componentes edulcorantes (substâncias adoçantes) fez com que as bebidas ficassem mais saborosas. O açúcar continua eliminado da fórmula, por isso apesar do nome o produto ainda é considerado dietético.
A maioria dos refrigerantes light também pode ser classificada como diet, uma vez que é livre de açúcares. A confusão para os consumidores aumentou com a chegada da Coca-Cola Zero. Sua formulação é quase idêntica à da light, e ela também não possui açúcar. Essas apostas fazem parte de uma estratégia de marketing, que busca atingir públicos diferentes com produtos bastante semelhantes.


 Tanto alimentos diet quanto light não têm necessariamente o conteúdo de açúcares ou energia reduzido. Podem ser alteradas as quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros; por isso é muito importante que portadores de enfermidadees leiam atentamente os rótulos.

Diabetes Melitus - Atenção aos alimentos que contem Açúcares em sua composição. Os produtos Diet devem conter a seguinte advertência:  “Diabéticos: contém (especificar o mono e/ou dissacarídeo – glicose / frutose / sacarose)”, caso contenham esses açúcares.

Pressão alta - Atenção ao conteúdo de sódio descrito nos alimentos. Os produtos diet ou light em sódio apresentam baixo ou reduzido teor em sódio. Devem ser evitados produtos que contenham sacarina e ciclamato de sódio, que, embora sejam adoçantes, são substâncias que contêm sódio.

Colesterol alto - A escolha de alimentos deve ser baseada no conteúdo de gorduras totais, gorduras saturadas e trans. Os produtos para dietas com restrição de gorduras (diet) só podem conter 0,5g de gordura em 100g do produto. Os produtos com baixo teor de colesterol (light) podem apresentar no máximo 20mg de colesterol em sólidos e 10mg em líquidos, em 100g ou 100ml do produto.

Triglicerídeo alto - Preferir alimentos reduzidos em gorduras e açúcares. Os alimentos diet e light podem ser usados, mas com algumas considerações. Por exemplo, o chocolate diet em açúcar não tem este ingrediente já que foi elaborado para o consumo das pessoas que não podem consumir açúcar. Em compensação, apresenta mais gordura do que o chocolate convencional, por isto deve ser consumido com moderação. Outro exemplo é o requeijão light, ele tem menos gordura que o original, mas ainda contém gordura, por isso deve ser consumido com moderação.

Doença CelíacaAtenção à lista de ingredientes dos alimentos que contêm em sua composição trigo, aveia, cevada e centeio e seus derivados. No rótulo desses alimentos, próximo à lista de ingredientes, deve conter a advertência: “Contem Glúten”. Para os alimentos que não contêm trigo, aveia, cevada e centeio na sua composição a advertência que deve constar no rótulo é: “Não contém Glúten”.

Espero que essas informações tenham sido úteis e que a partir de agora você consuma o produto que realmente lhe trará beneficios, de acordo com suas necessidades. Tenha uma ótima semana!



FONTES:

5 comentários:

  1. Ei Laís,
    gostei muito do seu post sobre Diet e light. Escreveu de uma maneira simples e fácil dos leitores entender..
    Parabéns!

    abraços,

    Karina

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!
    É a forma que procuro escrever sempre.
    Fico feliz que tenha gostado ;)

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente adorei...Parabéns Laís !!!
    um texto de facíl entendimento,muito bom
    Bjus

    ResponderExcluir