Tecido Adiposo |
A PGC1-alpha estimula a expressão de uma proteína chamada Fndc5, que se quebra em duas partes, dando orgiem a Irisina. Diferente da maioria das substâncias produzidas nos músculos, ela não permanece lá. Entra na corrente sanguínea e segue em direção ao Tecido Adiposo Branco (TAB) – responsável por armazenar energia – , que na sua presença transformam -se em gordura marrom (TAM). Os pesquisadores acreditam que a quantidade de exercícios (Irisina) é proporcional a quantidade de gordura marrom no organismo.
A constatação de que Irisina pode contribuir para o escurecimento da gordura corporal é uma descoberta extraordinária, visto que a gordura marrom é fisiologicamente desejável e metabolicamente ativa, atuando na manutenção da temperatura corporal (termogênese) através da queima de calorias. Pensava-se que adultos não possuíam esse tipo de gordura, porém, estudos recentes mostram que temos um aporte de TAM que varia de pessoa para pessoa.
Finalmente, foram realizados experimentos com células musculares de pessoas voluntarias, que haviam seguido á risca um programa de corrida no decorrer de uma semana. Foi notado um aumento dos niveis de Irisina, que é uma forte candidata ao desenvolvimento de novos tratamentos para diabetes, obesidade e outras doenças, como o câncer.
Enquanto a Irisina parece ter um grande impacto sobre o metabolismo, não parece desempenhar qualquer papel perceptível nos efeitos que o exercício tem no coração ou no cérebro. Várias questões permanecem sem solução. Apesar de todos os benefícios, os ratos perderam pouco peso, porém resistiram ao ganho - mesmo com uma dieta rica em gordura - e os níveis de açúcar no sangue se mantiveram estáveis.
No futuro, os pesquisadores esperam testar as injeções de irisina em pessoas que, devido a deficiências ou problemas de saúde, não podem praticar atividade física. Ele também quer descobrir qual a quantidade e o tipo de exercício capazes de levar ao aumento da substância em pessoas saudáveis.
REFERÊNCIAS:
Exercise Hormone May Fight Obesity and Diabetes. Em: The New York Times, Jan. 2012. Disponível em: <> http://well.blogs.nytimes.com/2012/01/11/exercise-hormone-helps-keep-us-healthy/?scp=2&sq=hormone&st=cse > , Acessado em: 13 de janeiro de 2012.
Reaping benefits of exercise minus the sweat - Researchers isolate messenger protein linking exercise to health benefits. Em: Harvard University, Jan. 2012. Disponível em: <> http://news.harvard.edu/gazette/story/2012/01/reaping-benefits-of-exercise-minus-the-sweat/ >. Acessado em: 13 de janeira de 2012.
Muito interessante!
ResponderExcluirNossa, com certeza uma grande descoberta para a ciencia contemporanea!
ResponderExcluirMuito bom seu blog.
Sucesso com ele.
BEPClub
Então o negócio é se exercitar pessoal! Nada de ficar parado!
ResponderExcluirMuito bom o seu blog; estou seguindo ele e espero sua visita.
Grande bjo!
www.poisonique.com
Excelente descoberta!
ResponderExcluirParabens pelo blog! cheio de informações interessantes!
Mais um motivo para nos exercitarmos!
ResponderExcluire mais um fato pra acreditarmos q atividade fisica contribui muito para perda de peso.
Otimo o seu blog!
Oba! então vamos nos exercitar!
ResponderExcluirA possibilidade das injeções de irisina, é um fator muito importante para os deficientes fisicos ou impossibilitadas na pratica de atividades fisicas. De fato sera um revolução, rumo ao estilo de vida mais saudavel para todos!
ResponderExcluirLais nos mantenha atualizados sobre o assunto,sera otimo quando tivermos mais informações sobre os exercicios mais eficientes para o aumento dessa substancia.
ResponderExcluirSe tiver informações sobre os exercicios, e detalhes... Conte nos.
ResponderExcluirBEM INTERESSANTE.
ResponderExcluirMuito legal..
ResponderExcluir