11 de fevereiro de 2011

Dieta nos 3 primeiros anos de vida pode afetar inteligência


Uma dieta rica em gorduras e açúcares durante os primeiros anos de vida poderia afetar o desenvolvimento do quociente intelectual das crianças. Assim demonstrou um estudo publicado nesta segunda-feira pelo revista científica "British Medical Journal" e realizado por especialistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Os autores da pesquisa baseiam suas conclusões no estudo ALSPAC, realizado com 14 mil crianças nascidas entre 1991 e 1992, e pretendia fazer um acompanhamento a longo prazo da saúde dos participantes. Com este objetivo, os pais completaram questionários detalhados sobre o tipo de comida e bebida que seus filhos consumiam aos três, quatro, sete e oito anos e meio.

Periodicamente, as crianças foram submetidas ao teste de inteligência Wechsler, que revelou que aquelas cuja dieta era pouco saudável apresentaram um coeficiente intelectual menor que os que comiam bem.  Os padrões de alimentação entre os quatro e os sete anos não tiveram impacto no nível de inteligência das crianças, mas sim o tipo de dieta até os três anos.

Os especialistas esclareceram que estes estudos sugerem que "os efeitos cognitivos relacionados com os hábitos alimentares nos primeiros anos de vida poderiam persistir mesmo alterando a dieta". No entanto, disseram que estes resultados são "modestos" e recomendaram efetuar novas pesquisas para entender melhor o efeito sobre a inteligência que pode ter um determinado tipo de dieta em uma idade avançada.

Fonte: Folha

6 comentários:

  1. Nossa, interessante...
    Não sabia disso. ):

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Sou enfermeiro e desconhecia essa informação. Sou sobre o uso de bicos e chupetas que interfere no coeficiente intelectual das crianças. Importante agora é conscientizar os pais sobre uma dieta saudável para as crianças.

    http://janioquadrosnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa!
    Minha tia da mamadeira de pepsi para a minha prima de 2 anos tem que dise a ela.

    ResponderExcluir
  4. gostei da informação...
    a dieta nunk faz bem neh, rs, nem qdo precisamos fazer hehe

    ResponderExcluir
  5. Não é á toa que a humanidade está regredindo...

    ResponderExcluir
  6. Humn... muito legal o seu blog.
    nutrição... uma coisa bem inovadora.
    dieta? para que dieta?
    eu acho que a alimentação de muitas crianças, e a obesidade infantil é a consequencia do que os pais se alimentam.
    os filhos seguem o mesmo caminho.
    http://fabisocci.blogspot.com/

    ResponderExcluir