18 de abril de 2011

Promoção da Alimentação saudável no ambiente escolar


A escola exerce grande influência na formação de crianças e adolescentes, atores da comunidade escolar essenciais para a multiplicação de informações. Constitui um centro de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento importante e nela se adquirem valores vitais fundamentais. É, portanto, espaço de grande relevância para a promoção da saúde, principalmente quando esta questão se insere na constituição do conhecimento do cidadão crítico, estimulando-o à autonomia, ao exercício dos direitos e deveres, às habilidades com opção por atitudes mais saudáveis e ao controle das suas condições de saúde e qualidade de vida.

A parceria entre as áreas de Educação e Saúde pode e deve se dar além das questões curriculares e permear todo o cotidiano da vida escolar. O ambiente de ensino, ao articular de forma dinâmica alunos e familiares, professores, funcionários e profissionais de saúde, proporciona as condições para desenvolver atividades que reforçam a capacidade da escola de se transformar em um local favorável à convivência saudável, ao desenvolvimento psico-afetivo, ao aprendizado e ao trabalho de todos os envolvidos nesse processo.

Considerando a importância da escola como espaço propício à formação de hábitos alimentares saudáveis e à construção da cidadania, foi publicada em 08 de Maio de 2006 a Portaria Interministerial nº. 1010, que institui as diretrizes para a promoção da Alimentação Saudável nas escolas de Educação Infantil, Fundamental e nível Médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. A Portaria, elaborada conjuntamente pelos Ministérios da Saúde e Educação, tem como meta o desenvolvimento de ações que garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar e avaliação de seu impacto a partir da análise de seus efeitos em curto, médio e longo prazos.

Tendo como objetivo favorecer a adesão da comunidade escolar a hábitos alimentares saudáveis e atitudes de auto cuidado e promoção da saúde, foram elaborados os “Dez Passos para Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas”. É um conjunto de estratégias que podem ser implementadas no ambiente escolar de maneira complementar, adequando-se à realidade local.


 .
1º – A escola deve definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para
favorecer escolhas saudáveis.

2° – Reforçar a abordagem da promoção da saúde e da alimentação saudável nas
atividades curriculares da escola.

3° – Desenvolver estratégias de informação às famílias dos alunos para a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar, enfatizando sua co-responsabilidade e a
importância de sua participação neste processo

4° – Sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos com alimentação na escola para produzir e oferecer alimentos mais saudáveis, adequando os locais de produção e fornecimento de refeições às boas práticas para serviços de alimentação e garantindo a oferta de água potável.

5° – Restringir a oferta, a promoção comercial e a venda de alimentos ricos
em gorduras, açúcares e sal.

6° – Desenvolver opções de alimentos e refeições saudáveis na escola.

7° – Aumentar a oferta e promover o consumo de frutas, legumes e verduras, com ênfase
 nos alimentos regionais.

8º - Auxiliar os serviços de alimentação da escola na divulgação de opções saudáveis por meio de
 estratégias que estimulem essas escolhas.

9° – Divulgar a experiência da alimentação saudável para outras escolas, trocando informações
e vivências.

10° – Desenvolver um programa contínuo de promoção de hábitos alimentares saudáveis, considerando o monitoramento do estado nutricional dos escolares, com ênfase em ações de diagnóstico, prevenção e controle dos distúrbios nutricionais.


FONTE:
Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN)

4 comentários:

  1. Concordo com isso.Normalmente no colégio só tem salgados,doces gordurosos :T

    http://palavrassoltasteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Resta saber se estes dez passos estão sendo seguidos...

    ResponderExcluir
  3. Realmente todas as escolas deverias fazer essas coisas..É muito trsite quando vemos que desde crianças as pessoas ja estão sofrendo com a obesidade e se ja começar desde a escola a mostrar o que mais saldavel as pessoas vão melhorar muito mais suas alimentaçoes...
    Parabens amei teu Blog ja to até seguindo continue assim...
    Entra no meu tem uma materia sobre como devemos manter nosso rosto sempre limpo isso deixa ele mais saudavel e tambem mais bonito..
    http://desabafas2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Realmente as escolas precisam msm tomar vergonha na cara e pensar mais no futuro das nossas crianças...
    http://desabafas2.blogspot.com/2011/07/tatuagem-sem-dor.html

    ResponderExcluir