12 de outubro de 2011

Especial: Dia das Crianças

Hoje - dia 12 de outubro - é o dia das crianças! õ/ Essa fase da vida é crucial para que se estabeleça uma boa relação com os vários tipos de alimentos. Hábitos estes, que se fixarão no decorrer de toda a vida. A alimentação e a nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Mais do que isso: são direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida. 


• Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuídos em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.
• Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas  refeições e lanches do seu filho ao longo do dia.
• Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches. 
• Ofereça feijão com arroz todos  os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana.
• Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho.
• Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos. 
• Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.
• Diminua a quantidade de sal na comida.
• Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.
• Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador. 

Os alimentos devem ser oferecidos a criança para que ela aprenda a gostar. Se houver recusa no primeiro contato, deve-se insistir em outras vezes, pois novos alimentos têm  sabores diferentes e, às vezes, promovem "caras-feias", mas com o decorrer do tempo o sabor passa a ser apreciado pela criança. Apresente apenas um alimento novo a cada refeição, junto com os outros que seu filho já está habituado. Assim fica mais fácil experimentar. E faça esta apresentação no início da refeição, quando a fome é maior. Converse com ele sobre o alimento novo, explique de onde veio, conte uma história, enfim, desperte a sua curiosidade. Lembre-se, o melhor momento para mudar hábitos alimentares é na infância! Faça com que toda a família entre nessa ;)


Quando criança, sempre ouvia da minha mãe: "Menina, não brinque com a comida!". Hoje sabemos que essa é uma ótima ferramenta para incentivar as crianças a se alimentarem, pois como nós, elas também comem com os olhos. Se encantam com os pratos coloridos e decorados com confeitos e ingredientes em formatos de bichinhos ou elementos da natureza, por exemplo. Tudo isso faz com que elas se sintam ainda mais estimuladas. A ciência da nutrição, aliada á arte da gastronomia, só poderia ter como resultado pratos fofos, apetitosos e nutritivos. Dê uma olhada nas imagens e inspire-se!

                           

6 comentários:

  1. Adorei o post!
    visite também: http://www.brisaquepensa.blogspot.com/
    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Laís, fiquei apaixonadíssima pelos pratos fofos, principalmente o sushi de pandinha! Quanto capricho e carinho! Gostaria de ter todo esse talento para fazer arte tão deliciosa. Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que educar a criança a comer bem desde cedo é muito bom! E com esses pratos fofos não vai precisar de muito esforço.
    seguindo
    http://seriesbooksmovies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. "representa a base da propria vida"..isso e uma verdade..alimentação adequada...nao so a criança..mais como qalqer pessoa vive bem..parabens pelo post...gostei dos pratinho..haha....seguindo...

    www.ipinformundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Interessante suas dicas... Ah, e com pratos decorados assim, vai ficar muito mais fácil fazer com que as crianças aprendam a comer coisas mais saudáveis...

    ResponderExcluir
  6. Oi Lais!! Gostei do seu blog tb!! Pode postar o texto que vc solicitou, é só citar meu blog! ;O)
    Bjs!

    ResponderExcluir