20 de outubro de 2011

Meu corpo, o estranho

Por: Ana Carolina Pereira Costa.
Disponível em: O Corpo é meu.


A tirinha acima nos mostra de forma nua e crua o estranhamento que temos diante do nosso próprio corpo. Apesar da nossa existência estar 100% vinculada a ele, muitas vezes preferimos não conhecer aquilo que nos incomoda. Tentem este exercício: ficar nu/nua diante do espelho e se observar por três minutos. Difícil, não?
O problema é que este estranhamento só piora a nossa imagem corporal, ou seja, a percepção e a atitude que temos diante do nosso corpo. Se eu não conheço meu corpo, como posso respeitá-lo? E se eu não o respeito, como posso gostar dele? (sim, isto é possível, e não importa o tamanho/forma do seu corpo!)
Pensando nisso, deixo aqui alguns exercícios e reflexões de um texto bem bacana que usamos com as pacientes com transtornos alimentares lá do Ambulim. Experimentem e exercitem no dia-a-dia!

1. Nós nascemos em amor com nossos corpos. Observe uma criança sugando seus dedos e pés, sem se preocupar sobre “que corpo gordo eu tenho”. Imagine estar em amor desta forma com o seu próprio corpo.

2. Pense em seu corpo como uma ponte: crie uma lista de todas as coisas que você pode fazer com ele.

3. Esteja consciente do que seu corpo faz a cada dia. Ele é o instrumento de sua vida, não um ornamento para o prazer dos outros.

4. Faça uma lista de pessoas que você admira, que contribuem para sua vida, sua comunidade e o mundo. Quanto da aparência destas pessoas importa para o seu sucesso e realização?

5. Considere o seu corpo como uma fonte de prazer. Pense em todos os modos que ele faz você se sentir bem.

6. Curta seu corpo: estique-se, dance, caminhe, cante, tome um banho de espuma, faça massagem, vá ao pedicure...

7. Ponha frases em seu espelho como: “Eu sou bonito/a por dentro e por fora”.

8. Caminhe de cabeça erguida, com orgulho e confiança em você mesmo como pessoa, não como um “tamanho”.

9. Não deixe seu “tamanho” manter você afastado/a das coisas que você gosta.

10. Reponha o tempo que você gasta criticando sua aparência com atividades mais positivas e satisfatórias.

11. Você sabia que sua pele se troca a cada mês? Seu estômago forra-se a cada 5 dias? Seu fígado a cada 6 semanas? Seu esqueleto a cada 3 meses? Seu corpo é extraordinário – respeite e aprecie isto.

12. Seja o/a especialista sobre o seu corpo – conteste as revistas de moda, a indústria de cosméticos e as tabelas de “peso ideal”.

13. Toda manhã, quando se levantar, agradeça a seu corpo por ter descansado e se rejuvenescido para que você pudesse aproveitar o dia.

14. Toda noite, quando for para a cama, agradeça a seu corpo porque ele ajudou você a atravessar o dia.

15. Encontre um tipo de exercício que lhe dê prazer e o faça regularmente, não para perder peso, mas para sentir-se bem.

16. Pense: se você tivesse apenas um ano para viver, o quão importante seria sua imagem corporal e sua aparência?

17. Faça uma lista de seu guarda-roupa. Você veste roupas para esconder seu corpo ou para seguir a moda? Mantenha apenas as roupas que dão a você sensação de prazer, confiança e conforto.

18. Jogue a balança fora. Adote um estilo de vida saudável e pese-se somente quando for necessário devido a condições médicas. Assuma que limites auto-impostos de peso são muitas vezes arbitrários e estão fora do peso programado internamente pelo nosso corpo.


Bom, agora eu - Laís - convido-os a, nos comentários, darem outras dicas. Oque você faz para permanecer em paz com o seu corpo? E no caso de pacientes com T.A... oque podem fazer para melhorar sua relação com a comida? Eu vou começar...

8 comentários:

  1. • Faça do horário das refeições um momento de prazer e convívio familiar. Não pense nas calorias ingeridas e muito menos na forma como isso poderia refletir no seu corpo.

    ResponderExcluir
  2. • Faça uma lista com todos os seus sonhos e reflita a respeito. Seria possível realiza-los com a enfermidade que a falta de nutrientes traria? E outra, sua realização está ligada a forma do seu corpo? As pessoas levaram isso em consideração?

    ResponderExcluir
  3. Que ótimas suas dicas... O importante é se sentir bem...

    ResponderExcluir
  4. gostei das dicas e da reflexão sobre como as mulheres veem a si memo
    sucesso

    ResponderExcluir
  5. Acho que saúde é importante, cuidar do corpo, fazer exercícios e etc

    ResponderExcluir
  6. O importante é se sentir bem e não tentar se encaixar num esteriótipo de beleza criado pela sociedade.

    Siga e comente o blog:
    http://rickyoz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Vamos lá.
      Eu acho que temos que gostar de como somos...
      Sendo que se não gostarmos de nós mesmos.
      Me diga, quem vc acha que realmente vai gostar??
      Temos que estarmos bem conosco mesmo para depois começarmos a apreciar as outras pessoas, e quando estamos de bem com nós mesmos, tudo isso se torna mais fácil...

      Excluir