23 de janeiro de 2011

Cápsula com óleos essenciais reduz sintomas de TPM


De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco e publicado na revista “Reproductive Health", um comprimido que contém uma mistura de óleos essenciais, substâncias da classe das gorduras, reduz significativamente os sintomas da síndrome pré-menstrual (popularmente conhecida como TPM). Os cientistas avaliaram a eficácia do fármaco em ensaios clínicos realizados com 120 mulheres de 16 a 49 anos, que tomaram cápsulas que continha 1 g ou 2 g de ácidos graxos (como óleo linoleico, ácido oleico e outros ácidos graxos poli-insaturados) ou placebo, com óleo mineral. Afirmaram sentir um alívio dos sintomas da SPM nos três a seis meses após o início do tratamento.

"A administração de 1 ou 2 gramas de ácidos gordos essenciais em pacientes com SPM resultou numa redução significativa da severidade dos sintomas. Além disso, a administração dos suplementos dietéticos não provocou alterações dos níveis de colesterol total nas pacientes avaliadas", apenas poucos efeitos adversos e, mesmo estes, foram leves, insignificantes e não apareciam estar associados directamente com a medicação, relatou Edilberto Rocha Filho, líder do estudo.

O autor destacou ainda, em comunicado, que "os efeitos negativos da SPM sobre as actividades diárias de uma mulher e sobre a sua qualidade de vida podem ser significativos, assim como o impacto sobre os custos económicos, principalmente, os relacionados com a redução da produtividade. Por isso, pode dizer-se que as cápsulas de óleos essenciais são uma grande promessa como um tratamento." Segundo Edilberto, os ácidos graxos levam à formação do mediador químico prostaglandina E1. Este, por sua vez, regula a ação do hormônio prolactina, um dos responsáveis pelos sintomas da TPM.


As cápsulas de ácido graxo são vendidas em farmácias. No entanto, é necessário consultar um médico antes de tomá-las . O alívio não é imediato. Além disso, fatores como hereditariedade, sedentarismo e hábitos alimentares também podem estar ligados à TPM. Se a mulher tem sintomas mais leves, uma simples mudança, como reduzir a ingestão de chocolate e café, pode ajudar.

Uma pesquisa feita no ano passado pela Unicamp e pelo Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas entrevistou 1.053 mulheres com idades entre 18 e 40 anos e constatou que 60% delas sofrem com os sintomas da tensão pré-menstrual. Nervosismo e ansiedade são relatados por 76,4% das mulheres que têm TPM. Mais da metade delas têm alterações de humor e crises de choro, a metade delas sente cólicas fortes e pouco mais de um terço relatou dor e inchaço nos seios.


FONTE:
ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Folha.com

10 comentários:

  1. Aii, ainda bem que não tenho sintoma nenhum mais. xD Antes era horrível, mas agoraa não sinto nada!!

    ResponderExcluir
  2. Toh te seguindo meu bem. Nossa adorei a novidade, principalmente se aliviar colicas vai ser uma benção HAIUSHAIAS³ TPM é terrivel as vezes ><

    ResponderExcluir
  3. To seguindo vse minha querida!
    TPM realmente é algo complicado, eu sofro com a minha. Seguirei as dicas.
    Adorei o post, sucesso!
    se puder, segue tabm. É meu segundo blog, e estou iniciando nele!

    ResponderExcluir
  4. Nossa post super interessante...TPM eh sempre um problema...hj jah não sofro tanto, mas...eh sempre bom ficar informada sobre essas coisinhas...

    BjOooos

    ResponderExcluir
  5. tpm é horrivel ): adorei seu post
    super util.

    ResponderExcluir
  6. Já dei uma boa passeada pelo teu blog dia desses e já estou seguindo, um dos melhores que sigo! Parabéns!!!
    Reduzir sintomas da TPM? pode ter certeza que se funcionar nós homens também agradeceremos rsrsrsr
    Abç!!!
    .
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/01/banksy-um-grito-silencioso.html

    ResponderExcluir
  7. SEGUNDO sorteio do blog: http://justfondness.blogspot.com/2011/01/sorteio.html

    ResponderExcluir
  8. Seguindo aqui,muito bom o conteúdo do blog xD

    ResponderExcluir
  9. rs muito bom, vou mandar minha namorada ler isso aqui rsss

    ResponderExcluir
  10. Eu sofro deste mal....

    Tendências homicidas todo mês hahaha

    Post extremamente útil, obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir