21 de janeiro de 2011

Comer não é só um ato

Segundo pesquisas atuais, pessoas que se alimentam de pé, em frente ao computador ou televisão,  sem prato nem talheres e em local mal iluminado tendem a ingerir mais comida, tendo como consequencia o ganho de peso.

Pesquisadores americanos descobriram que pessoas que classificam seu alimento como "refeição" comem menos do que aquelas que o chamam de "lanche rápido", pois as do segundo grupo julgam o lanchinho rápido menos calórico que uma refeição, ingerindo uma quantidade maior (o que é um engano). A diferença entre os dois alimentos é a seguinte:  uma refeição requer um tempo maior de preparo, o uso de utensilhos como pratos, guardanapos e talheres, além de ser apreciado na companhia de familiares, todos sentados; O quenão se encaixa nesse padrão é considetrado lanche.

Outra pesquisa realizada por universidades americanas e europeias mostram como a visão está relacionada com a saciedade. Ao compararem a quantidade de comida ingerida no escuro e no claro, notou-se que em ambientes sem luz come-se cerca de 30% a mais do que em ambientes iluminados.

Em uma pesquisa realizada com 2.179 pessoas, de todas as classes sociais e de várias regiões do Brasil, o hábito de comer assistindo TV está presente em 43 %.  Quando um individuo se alimenta em tais condições acaba comendo mais e em maior quantidade, tem uma dificuldade muito grande de concentração naquilo que está sendo ingerido, como consequencia, não mastiga adequadamente, dificultando a digestão e absorção dos nutrientes.

O tempo que se gasta para fazer uma refeição é importante para que o organismo promova a sensação de saciedade. Dependendo do tipo de programa que se assiste, ocorre a liberação de adrenalina, acarretando o desvio do fluxo sanguíneo do sistema digestivo para outros órgãos, como os músculos, o que também interfere em todo o processo.

O mesmo ocorre em relação ao computador. Cientistas da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, descobriram que comer diante do PC deixa as pessoas muito mais propensas a "beliscar" durante o dia; aumenta o apetite. Atenção e memória influenciam sensação de saciedade. Hábito leva a ganho de peso e obesidade.

Lembrem-se, comer não é só um ato! Nosso corpo é mais exigente do que imaginamos, precisa e exige atenção nesse momento (com razão, né?). O Foco deve ser ele e o alimento, não o programa de TV ou jogos online. Vamos mudar nossos hábitos? Até a próxima.

FONTE:
Revista Veja.

5 comentários:

  1. bem boa a informaçao concordo com vc quando vc diz que as pessoas na devem comer em frente da tv



    http://tocadoslinks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Concondei com a pesquisa e apesar de eu não ver valor psicológico, acho que antropologicamente o extinto que floresce nessas circunstancias, falando em comida, tenho um péssimo habito de comer por comer e nada mais, terível !!! ANSIEDADE, gostei do blog, até mais

    www.studiobblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu como em frente ao pc principalmente a noite
    mas nao engordei por causa disso

    ResponderExcluir
  4. adorei ! bela reportagem.
    hábitos (ruins) comuns entre a maioria das pessoas...
    beelo blog!
    beeijos e sucesso ;*

    ResponderExcluir
  5. Vou começar a comer em frente a tv, pc e etc e no escuro. pra ver se ganho uns quilinhos. kkk

    ResponderExcluir