28 de janeiro de 2011

Doença Celíaca - Parte 2

Como já descrevi anteriormente, a doença celíaca é autoimune. Sua principal caracteristica é a intolerância permanente ao glúten, que acomete indivíduos com uma predisposição genética. Para se inteirar do assunto, leia a primeira parte da matéria clicando aqui.

O tratamento consiste em evitar por toda a vida  alimentos que contenham glúten (tais como pães,cereais, bolos, pizzas, e outros produtos alimentícios, ou aditivos, que contenham trigo, centeio, aveia e cevada).  Medicamentos e outros produtos também podem conter glúten. Pesquisadores na Europa estão testando vacinas que atuariam sobre o sistema imunológico do intestino, mas são estudos que ainda precisam percorrer um longo caminho. Até lá, adeus glúten.

Os pacientes podem começar a apresentar melhora 1 ou 2 semanas após o início da dieta. A intolerância à lactose causada pelo dano intestinal também diminui. Na maioria das pessoas, os sintomas desaparecem e a parede do intestino se recupera totalmente de 6 a 12 meses após o início da dieta sem glúten. Nas crianças, o crescimento  volta ao normal. Visitas regulares a um nutricionista e a uma equipe de profissionais de saúde com experiência no tratamento da doença celíaca são importantes para ajudar a manter a dieta e monitorar possíveis complicações.  

O tratamento parece simples, porém, inúmeros problemas podem levar o paciente a transgredir a dieta, como por exemplo:  Falta e orientação dos familiares sobre a doença e suas complicações; Descrença na quantidade de cereais proibidos (qualquer quantidade é prejudicial e agressivo aos celíacos);  Dificuldades financeiras, pois os alimentos permitidos são os de custo mais elevado; Falta de habilidade culinária das mães para preparar alimentos substitutivos; Forte pressão que sofremos da propaganda dos industrializados,  que nos leva a consumir tais produtos e, Rótulos, embalagens ou bulas que nem sempre contém a composição correta ou bem clara de seus ingredientes. Lembrando que, de acordo com a lei Nº 8543, de 23/12/1992,  todas as empresas que produzam alimentos com glúten devem manter a inscrição ' CONTÉM GLÚTEN ' na embalagem dos produtos. É preciso estar atento à isso.

Abaixo, segue uma lista com os alimentos permitidos e proibidos na dieta de celíacos; e em seguida, links que te levarão à listas de produtos industrializados que contém e que não contém glúten.

GRUPOS
PERMITIDOS
PROIBIDOS

Farinhas e Féculas  ( Cereais, Tubérculos e seus sub-produtos, que encontramos em forma de pó.
As mais indicadas:   Arroz, Batata, Milho e Mandioca.
Arroz = farinha de arroz, creme de arroz, arrozina,  arroz integral em pó e seus derivados
O creme de arroz não é um creme ou pasta, e sim um pó.
Milho = fubá, farinha, amido de milho ( maisena ), flocos, canjica e pipoca. 
Batata = fécula ou farinha.
Mandioca ou Aipim =  fécula ou farinha, como a tapioca,  polvilho doce ou azedo.
Macarrão de cereais = arroz,  milho e mandioca.
Cará,  Inhame,  Araruta, Sagú, Trigo sarraceno.
TRIGO = farinha,  semolina, germe e  farelo.  

AVEIA = flocos e  farinha.  

 CENTEIO

CEVADA =  farinha.

 MALTE

Todos os produtos elaborados com os cereais citados acima

Bebidas
Sucos de frutas e vegetais naturais, refrigerantes e chás.   Vinhos, champagnes, aguardentes e saquê. Cafés com selo ABIC.
Cerveja, whisky, vodka, gin, e ginger-ale.    Ovomaltine, bebidas contendo malte, cafés misturados com cevada. Outras bebidas cuja composição não esteja clara no rótulo

Leites e derivados
Leite em pó, esterilizados ( caixas tetrapack ), leites integrais, desnatados e semi  desnatados.    Leite condensado, cremes de leite, Yacult.    Queijos frescos, tipo minas, ricota, parmesão. Pães de queijo.   Para iogurte e requeijão, verifique observações nas embalagens.
Leites achocolatados que contenham malte ou extrato de malte, queijos fundidos, queijos preparados com cereais proibidos.   Na dúvida ou ausência das informações corretas nas embalagens, não adquira o produto

Açúcares
Doces
Achocolatados
Açúcar de cana, mel, melado, rapadura, glucose de milho, malto-dextrina, dextrose, glicose.   Geléias de fruta e de mocotó, doces e sorvetes caseiros preparados com alimentos permitidos.   Achocolatados de cacau, balas e caramelos.
Para todos os casos, verifique as embalagens.

Carnes ( boi, aves, porco, cabrito, rãs, etc  ), peixes e produtos do mar, ovos e Vísceras ( fígado, coração ) 
Todas, incluindo presunto e lingüiça caseira
Patês enlatados, embutidos ( salame, salaminho e algumas salsichas )Carnes à milanesa

Gorduras e óleos
Manteiga, margarina, banha de porco, gordura vegetal hidrogenada, óleos vegetais, azeite
 

Grãos
Feijão, broto de feijão, ervilha seca, lentilha, amendoim, grão de bico, soja ( extrato protéico de soja, extrato hidrossolúvel de soja )
Extrato protéico vegetal,
Proteína vegetal hidrolizada

Hortaliças
Legumes e verduras: Todas


Condimentos
Sal, pimenta, cheiro-verde, erva, temperos caseiros, maionese caseira, vinagre fermentado de vinhos tinto e de arroz, glutamato monossódico (Ajinomoto) 
Mainoese, catchup, mostarda e temperos industrializados podem conter o glúten. Leia com muita atenção o rótulo.

QUAISQUER ALIMENTOS
Leia atentamente os rótulos
Os proibidos devem ter a expressão CONTÉM GLÚTEN nos rótulos

Kibon    ::    Nestlé    ::    Parmalat    ::    Sadia


Leia também: Guia orientador para Celíacos
Em breve, deliciosas receitas sem glúten. Aguardem ;) Até mais.


FONTES:
Associação dos Celíacos do Brasil
Federação Nacional das associações de celíacos do Brasil

7 comentários:

  1. Não conheço ninguem com a doença ... otimo post... Change Feelings

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço sim gente com essa doença, e para quem tem, todo cuidado é pouco. Uma simples refeição pode deixar um portador dessa doença em uma situação delicada.
    Ótimo post!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu post
    bem prestativo

    sucesso!
    http://fulldownloads10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Excelente post.. serviu para me informar sobre essa doença.. nem sabia que existia =x

    ResponderExcluir
  5. É grave e poucos respeitam ou consideram como séria, mas quem tem sabe os riscos que corre! Conheço pessoas portadores e todo cuidado é pouco mesmo.
    Mais um artigo excelente; um bom alerta e bastante informativo.
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelas informações,com certeza serão bem úteis!Kisses,love and rockets!
    Eu já tô seguindo,se ainda não segue o 10 coisas segue aê em
    http://10coisas2.blogspot.com

    ResponderExcluir