18 de janeiro de 2011

Doença Celíaca



Hoje falaremos de uma doença autoimune muito séria. O conteúdo é extenso, por isso dividirei em algumas partes, que serão postadas uma por vez, toda semana.

A doença celíaca é pouco conhecida e merece muita atenção, pois é responsável por disfunções que vão desde desnutrição, perda de peso e osteoporose, até câncer de intestino. Segundo um estudo apresentado no início de 2007 pela Unifesp, que analisou o sangue de 3 mil doadores, 1 em cada 214 eram celíacos. Seguindo essa média, estima-se que no Brasil existam quase 4 milhões de portadores da doença, a maioria sem sequer desconfiar da sua existência. Os sintomas (veja a seguir) são facilmente ligados à outros disturbios, o que dificulta o diagóstico, visto que a pessoa pode passar anos enfrentando enfermidades e incômodos que poderiam ser evitados com o tratamento. Os sintomas podem varioar de pessoa para pessoa.
  • Diarréia crônica (que dura mais de 30 dias);
  • Prisão de ventre;
  • Anemia;
  • Falta de apetite;
  • Vômitos;
  • Emagrecimento;
  • Atraso no crescimento;
  • Distensão e/ou dor abdominal;
  • Osteoporose, entre outros.
A Doença celíaca é causada pela intolerância permanente ao glúten, que acomete individuos com uma predisposição genética. Quem nunca leu: "Contém glúten" ou "Não contém glúten" no rotulo de algum alimento ou bebida? São fruto de uma lei que obriga as indústrias alimentícias a identificarem a presença ou ausência do mesmo. O glúten é a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (ssub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Ele agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos : No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina.

Mucosa do Intestino Delgado
com Vilosidade Normal
Mucosa do Intestino Delgado
com Vilosidade Atrofiada
causada pela Doença Celíaca

 Estudos revelam que o problema atinge pessoas de todas as idades, mas compromete principalmente crianças de seis meses a cinco anos. Também foi notada uma frequência maior entre mulheres, na proporção de duas mulheres para cada homem. O caráter hereditário desta doença torna imprescindível que parentes de primeiro grau de celíacos submetam-se ao teste para sua detecção.

Através do arquivo em flash abaixo, entenda de forma mais clara o que ocorre com o intestino do Celíaco.


Até a Próxima pessoal ;)

FONTES:
Federação Nacional das associações de celíacos do Brasil
Associação dos Celíacos do Brasil
Revista 'Saúde é Vital'

7 comentários:

  1. Uma cidadão francana. Legal encontra-la aqui.
    Nao sabia dessa doença.
    Legal o blog, bem informativo.
    parabens

    ResponderExcluir
  2. Realmente é sério e pode agravar a saúde. É preciso que as pessoas tomem cuidado e se mantenham atentas.
    Você fez aqui um excelente alerta!

    ResponderExcluir
  3. Uma informação tão útil assim merece ainda mais divulgação... Repassando o link do seu blog para os demais contatos...
    Excelente informação! Parabéns!

    Jeff
    http://blogestagiando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu também não conhecia a doença O_O
    muito bom viu? blog informativo. (:

    vou te seguir, me segue também?
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post, do blog, enfim... E o melhor de tudo é que são escritos por uma futura profissional na área! Parabéns pela iniciativa!!!

    Abraços, Cápsula de Pimenta
    ___________________________
    http://capsuladepimenta.blogspot.com
    Conto com sua vizitinha.

    ResponderExcluir
  6. Ao meu ver, esta é uma questão muto importante e vejo que vocês pensam da mesma forma. Fico feliz que tenham gostado, acompanhem ;)

    ResponderExcluir