30 de janeiro de 2011

Novo cálculo do metabolismo


A Nutricionista Alessandra Rodrigues, da Universidade de São Paulo, desenvolveu uma fórmula para calcular o metabolismo basal feminino, que é a quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza em repouso, para o funcionamento de todos os órgãos, por exemplo, o coração, cérebro, pulmões, intestino, etc. A equação mais usada atualmente, a de Harris-Benedict, foi criada no início do século passado e produz um resultado acima do valor real.
 
"Essa fórmula está defasada e foi baseada na população europeia. Ela aumenta até 19% o gasto calórico real das mulheres brasileiras", diz Alessandra. Resultado: Pela fórmula antiga, as mulheres acreditam erroneamente que podem comer mais sem engordar.

Um exemplo: Uma mulher de 35 anos e 60 quilos distribuidos em 1,70 metro gastaria, pela fórmula antiga, 1.373 calorias por dia, em repouso, conta 1.270 da fórmula nova. A nutricionista chegou aos novos números depois de avaliar 1.360 mulheres em um período de catorze anos.

 
Harris-Benedict:
GMR (Gasto metabólico de repouso) = 655 + (9,6 x peso) + (1,8 x altura em cm) - (4,7 x idade)

Nova Fórmula:
GMR = 407,57 + (9,58 x peso) + (2,05 x altura em cm) - (1,74 x idade)



FONTE: Revista Veja

4 comentários:

  1. Acho curioso como parâmetros acabam por ser mudados... Às vezes teorias já enraizadas de tão antigas, caem por terra frente à novas descobertas. Pelo visto, este novo cálculo reduz a cota de calorias gastas em repouso.

    ResponderExcluir
  2. Eu só não entendi se esse valor é fixo por ano... Temos mesmo que adequar fórmulas e cálculos à nossa realidade. Matemática não é imutável, apesar de várias formulas serem antiguíssimas.
    Parabéns pelo blog, conteúdo e visual!

    De:http://nexosereflexos.blogspot.com/
    Se quiser dá um pulinho lá

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai...o meu metabolismo é muito chato!!! Parabéns pelo blog. Abraço.

    ResponderExcluir