13 de janeiro de 2011

Seminário defende redução de sódio

Boletim nº 56 - 12/01/2011

O excesso de sódio na dieta dos brasileiros tem sido tema constante de discussão entre os profissionais da saúde, principalmente, em virtude das doenças decorrentes de sua ingestão. Em dezembro último, a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGPAN/DAB/SAS/MS) promoveu o II Seminário de Redução de Sódio no Brasil, que discutiu a necessidade de se construir o modelo brasileiro para a redução do consumo de sódio nos alimentos processados e na alimentação realizada fora de casa e contou com a participação do CFN, representado pela conselheira Marta Evangelista.

A coordenadora geral da CGPAN, Ana Beatriz Vasconcelos, destacou como avanço neste processo a construção do Plano Nacional para a Redução do Consumo de Sódio, que tem como objetivo reduzir o consumo para 5 gramas de sal/dia (1 colher de chá), até 2020 ? o brasileiro consume cerca de 13 gramas de sal por dia. Para tanto, serão desenvolvidas várias ações educativas e de comunicação, como a utilização de campanhas nacionais de vacinação para divulgar o tema e informações sobre alimentação saudável.

Todas as ações visando a redução da ingestão de sódio/sal serão monitoradas. Um dos propósitos é desenvolver um sistema de vigilância nacional, com a apresentação periódica de informes sobre a evolução do consumo e para identificar os níveis de consumo sódio/sal pela população e as principais fontes de sal na dieta. Outro passo importante é a revisão dos regulamentos nacionais de fortificação de sódio (iodo) para que estejam em consonância com o consumo de sal recomendado bem como dos padrões de identidade e qualidade (PIQs) de produtos de origem animal, estabelecendo limites de adição de sódio.

As propostas apresentadas no II Seminário serão apresentadas aos setores governamentais afetos (saúde, educação, agricultura, indústria, comércio e agências regulatórias) e às lideranças nacionais em saúde pública para que sejam aprovadas e colocadas em prática. A CGPAN pretende, ainda, criar uma agenda de discussão do tema na Câmara Setorial de Alimentos da Anvisa e fortalecer o debate com a Organização Pan-americana para a prevenção das doenças cardiovasculares nas Américas.

Outras ações

Dados do IBGE confirmam o aumento de quase 30% das despesas dos brasileiros com alimentação fora de casa, onde se encontram a maior quantidade de alimentos com excesso de sódio. Um acordo firmado entre a Anvisa e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (Abia) promoveu a redução de sódio nos alimentos industrializados a partir de 2008.

No Congresso Nacional, a ofensiva está expressa no Projeto de Lei do Senado nº 495, de 2007, que institui normas básicas sobre alimentos, para estabelecer limites máximos de sódio para os produtos alimentícios. O II Seminário aprovou também, a realização da Campanha Sal de Menos, Saúde Mais para incentivar a população a reduzir o consumo de sal e para a indústria alimentícia diminuir a quantidade de sal nos alimentos processados.

FONTE: Conselho Federal de Nutricionistas.

17 comentários:

  1. Seu Blog táh de Parabéns

    Descobri muitas coisas nelle!

    Vou seguir :)

    Me segue?
    http://conectionrw.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir
  3. aaa que legal seu blog! muito mesmo :)
    voce está usando a internet como ferramenta da sua profissão, muito legal!
    tbm sou de franca, hahaha te achei numa comunidade do blogspot do orkut!

    ResponderExcluir
  4. Mto interessante seu blog seguindo, segue tbm :D

    ResponderExcluir
  5. matéria realmente interessante
    aqui em casa agt tenta maneirar

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post, e minha mãe que ainda insiste nos molhos prontos (cheios de sódio)

    Eu gosto muito de nutrição, pensei em cursar, só que descobri algumas outras coisas que gosto mais ainda, mesmo assim vou voltar muito mais vezes aqui

    ResponderExcluir
  7. É muito satisfatório saber que gostam do meu blog ;)
    Espero que voltem sempre.

    ResponderExcluir
  8. Jucintra,
    Nos dias de hoje, é preciso levar conhecimento através da internet. Não há forma melhor, pois todos estão por aqui. De Franca? õ/

    ResponderExcluir
  9. kbritovb,
    É preciso mudar certos hábitos antes que eles comprometam nossa saúde! Volte sempre.

    Wallace,
    Volte sim, ter você como leitor é muito
    importante!

    ResponderExcluir
  10. espero que isso aconteça pq o sodio tem que fazer parte da dieta mas tudo em excesso faz mal... otimo post.. bastante informativo.... gostei mesmo... me visita ok? http://changefeeling.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Está certa Alessandra! Obrigada. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  12. Maldito sódio. meu lab explodiu por causa dele!


    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Excelente artigo!
    Eu, particularmente, não suporto sal, mas tenho diversos casos na família e de amigos que, por questão de saúde, devem fazer uso mínimo.
    Muitas vezes as pessoas não tem informações adequadas e desconhecem os males que podem ser causados pelo uso excessivo do sal. A redução deve ser sempre promovida e divulgada.

    ResponderExcluir
  14. - uma grande iniciativa sua de montar esse blog tão informativo, adorei. seguindo certeza ;@@@

    ResponderExcluir
  15. Barbara,
    Concordo com você!´
    Volte sempre.

    p, beck,
    Muito obrigada.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. O sódio tem que fazer parte da dieta, isto é fato. Mas o excesso deve ser combatido e demonstrado como afeta o organismo...

    parabéns pelos post.

    ;D

    ResponderExcluir
  17. Muito Obrigada Karla!
    O Sódio contido em uma dieta balanceada já é suficiente. É preciso tirar o saleira da mesa.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir