17 de fevereiro de 2011

Dieta rica em fibras aumenta expectativa de vida

Uma dieta rica em fibras pode significar o aumento da expectativa de vida. Essa é a conclusão do maior estudo já realizado sobre o tema que encontrou uma ligação entre consumo de fibras e menor risco de morte, não apenas causadas por doenças cardíacas, mas também por problemas infecciosos e respiratórios.

O estudo do governo também liga a dieta a um menor risco de morte por câncer em homens, mas não em mulheres, possivelmente porque eles são mais propensos a morrer de câncer relacionado a alimentação, como câncer de esôfago. Ainda descobriu que a dieta mais benéfica é a rica em fibras dos grãos.  A maioria dos americanos não está se alimentando de uma quantidade suficiente de fibras. O americano come, em média, cerca de 15 gramas por dia, muito menos do que a atual recomendação diária, de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens, ou 14 gramas por mil calorias. Por exemplo, uma fatia de pão integral contém 2 a 4 gramas de fibra.

No novo estudo, as pessoas que conheciam as orientações tinham menos chance de morrer durante o período de acompanhamento de nove anos. Os homens e mulheres que comeram mais fibras tinham 22% menos probabilidade de morrer por qualquer causa em comparação aos que comiam menos, disse o autor do estudo, Yikyung Park, do Instituto Nacional do Câncer.

A pesquisa, publicada segunda-feira (14) no "Archives of Internal Medicine", analisou mais de 388.000 adultos, com idade de 50 a 71 anos, que participaram de um estudo de dieta e saúde realizado por Institutos Nacionais de Saúde.

Entre 1995 e 1996, eles preencheram um questionário sobre os seus hábitos alimentares, que pedia uma estimativa da frequência com que comiam 124 itens. Após nove anos, mais de 31.000 participantes haviam morrido. Registros nacionais foram usados para descobrir quem morreu e qual era a causa da morte. Os pesquisadores levaram em conta outros fatores de risco, incluindo peso, nível de escolaridade, tabagismo e estado de saúde, e ainda assim identificou menores riscos de morte em pessoas que comeram mais fibras.

5 comentários:

  1. Aqueles pães parecem deliciosos...
    Eu to precisando engordar uns 10 quilos...
    :D
    Visita o meu tb vai!
    :D

    ResponderExcluir
  2. Poxa adorei seu texto, poucas pessoas exploram esse tema em blogs, sempr vou passar por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Já pesquisei sobre e realmente é o melhor. Adorei o blog *-*

    ResponderExcluir
  4. E é tão simples incluir na dieta, neh?!
    Vale a pena se cuidar!

    ;D

    ResponderExcluir
  5. Arrepiei com a notícia por dois motivos: primeiro a importância das fibras, que eu tenho comido pouco e tenho até uma gororoba que tenho que comer porque a nutricionista mandou, mistura de um monte de grãos... e segundo porque fala que muitos homens morrem de câncer relacionado à alimentação, principalmente no esôfago. Foi disso que meu pai morreu, quatro anos atrás =/

    ResponderExcluir