2 de fevereiro de 2011

Estamos caminhando para uma sociedade vegetariana?


Em países como a China e o Brasil, o consumo de carne está aumentando dramaticamente. O consumo mundial de carne vermelha quadruplicou desde 1961. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) espera que isso leve à duplicação da produção mundial de carne até o ano de 2050 A questão é: Noso planeta e seus recursos limitados conseguirá suprir todas as necessidades do futuro?  De acordo com o Dr. Peter Eisner, do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, produzir um quilo de carne consome entre sete e 16 kg de grãos ou soja como ração animal. Nos EUA, cerca de 80% do grãos produzidos vira alimento para o gado. Gasta-se 40 metros quadrados de terras agricultáveis para produzir um quilo de carne, mas o mesmo espaço pode produzir 120 kg de cenouras ou 80 kg de maçãs.

Substituição da carne por vegetais
"As plantas são uma fonte de alimentos de alta qualidade, mas elas também podem fornecer matérias-primas para aplicações tecnológicas - e são uma fonte de energia," salienta o pesquisador. É o caso das sementes de girassol: até agora elas têm sido usadas para a produção de óleo, e seus resíduos servem como alimento para o gado. Como resultado, uma área de 2 ½ acres de terra gera uma renda de cerca de 950 euros. Se todos os componentes da semente de girassol fossem processados e convertidos para matérias-primas de alta qualidade para a indústria alimentar, indústria de cosméticos e de combustível, a mesma área de terra geraria para o agricultor uma renda de €1.770,00.


O tremoço é uma leguminosa da
mesma família da ervilha e da fava e
bastante rico nutricionalmente (36 a 52% de
 proteína, 5 a 20% de gordura, 30
a 40% de fibra alimentar).
 Substituto do leite
Eisner acredita que os ingredientes alimentares à base de plantas podem desempenhar um papel particularmente importante como um substituto para os alimentos de origem animal. Ele apresentou um "substituto do leite" que não contém lactose, tem um sabor neutro, isento de colesterol e rico em ácidos graxos poli-insaturados. É feito de proteínas de tremoço, e adequado como base para a preparação de alimentos como sorvete ou queijo. Suas sementes também são o ingrediente básico de uma nova proteína vegetal com propriedades parecidas com gordura, que foi desenvolvida pela pesquisadora Daniela Sussmann, do mesmo instituto alemão. Um método especial de produção, aplicado às sementes de tremoço, produz uma suspensão de proteínas com uma consistência muito cremosa, altamente viscosa. "A estrutura microscópica do produto assemelha-se às partículas de gordura em uma salsicha. Então você pode usá-lo para a produção de salsichas com pouca gordura, com um gosto que equivale exatamente ao original," acrescentou a cientista.

Proteínas das plantas
Em testes sensoriais, Daniela investigou se a adição de proteínas de tremoço poderia melhorar a sensação gustativa de uma receita de linguiça com pouca gordura. Com sucesso: "Com a adição de 10 por cento da proteína que isolamos, fomos capazes de melhorar sensivelmente a impressão de gordura de uma salsicha de baixo teor de gordura." Como as salsichas e produtos similares estão entre os alimentos com os mais altos níveis de gordura, este seria certamente um passo na direção certa para melhorar a qualidade nutricional dos alimentos industrializados. Se uma parte da gordura for substituída com proteínas derivadas das plantas, todos se beneficiariam: o consumidor, ao comer menos gordura, o agricultor, ao obter uma renda maior pela sua produção, e o meio ambiente, porque as plantas podem ser produzidas de forma mais sustentável do que a carne.

FONTE:
Diário da Saúde.

13 comentários:

  1. fala a verdade pra vc eu odeio vegetal

    http://planetahuumor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. eu adoro vegetais mas nunca seria vegetariana eu amo carne ñ fico um dia siquer sem comer
    sou uma carnivora assumida

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro legumes e verduras, mas não se conseguiria virar vegetariano!!! É uma ideologia de vida bacana!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu acho a iniciativa de ser vegetariano muito boa, embora eu tenha algumas críticas em relação a isso..
    Mas eu nunca iria conseguir abandonar a minha carne vermelha de cada dia.. =P
    _____

    Teu blog é bom! Estou participando do concurso Big Blog Brasil e o dono do blog disse pra eu divulgá-lo para blogs bons.. =P
    Portanto.. Se estiver interessada, informe-se e inscreva-se ^^
    http://www.crazysdemais.com/2011/01/big-blog-brasil-inscreva-se.html
    _____
    http://delirioseparanoias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A mudança já está vindo. Ela virá para destruir ou para construir uma nova era. Tudo dependerá de como nos comportaremos de agora em diante...

    Ainda há esperança!

    Forte abraço,
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nãoo curto muito ser vegan, ainda prefiro o bom e velho bife :P mas o texto é bem interessante

    Um Blog pra quem quer aprender a ganhar dinheiro na Net, sem falcatruas ou receitas mágicas!
    http://cascalhonaweb.blogspot.com/
    Leiam com atenção antes de dizerem que não dá certo
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Em relação ao aumento do consumo de vegetais, penso que seja vantajoso e que as carnes devam ser consumidas com certa moderação. Admiro a prática, mas eu não tenho vocação pra vegetariana, não. Sou fã de churrasco e hamburguer... Não abro mão mesmo, apesar de apreciar uma boa salada.

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã de carne... mas sou menos fã de vegetais hehehehe

    :)

    ResponderExcluir
  9. vou te contar, meu SONHO é ser vegetariano
    acho lindo

    mas não gosto de vegetais o suficiente para passar o resto da vida comendo só isso!
    se um dia eu virar, vai ser pra sempre!

    http://mauriciodiz.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. adoro vegetais, porém não sei se conseguiria me tornar uma vegetariana... :S

    ResponderExcluir
  11. Nada supera uma boa carne. Só de pensar num bifezinho ja chego a babar...ô delícia :P


    http://bequisblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente, parabéns pelo seu blog. Aqui eu aprendi muita coisa. Então, eu sou uma quase vegetariana, só não como carnes vermelhas e gordurosas, eu como mais aves. E muitos vegetais, legumes e me encho de frutas. Eu fui em uma nutricionista, e ela me disse para não parar de comer carne, porque tem uma fonte de nutrientes que só vegetal não bastaria para um ser humano. Porque iria me deixar fraca. Ela me recomendou comer em poucas quantidades. Eu nunca comi tremoço. Mas achei interessante e vi que são bastante saudáveis. "segue meu blog" (:

    ResponderExcluir