7 de fevereiro de 2011

Governo dos EUA na Luta Contra a Obesidade


Preferir alimentos com pouco sódio, consumir frutas e verduras diariamente e trocar os refrigerantes pela água são algumas das 23 recomendações direcionadas ao público em geral e 6 para públicos especificos, como grávidas, divulgadas pelo governo de Barack Obama, na tentativa de reduzir os altos índices de obesidade de adultos e crianças nos EUA.

As novas diretrizes, divulgadas neste início de semana, sugerem ainda que os norte-americanos evitem as porções gigantescas de alimentos – marca registrada dos fast-food naquele país -, comam alimentos menos gordurosos e passem a preferir os grãos integrais. Uma dura tarefa no território da junk-food, sem dúvida.

“A verdade’, disse o Secretário de Agricultura Tom Vilsack, “é que os americanos estão gordos demais”, o que as estatísticas confirmam: um terço das crianças e dois terços dos adultos nos EUA estão acima do peso considerado adequado. O Secretário Vilsack acredita que “as novas diretrizes vão ajudar o país a encarar de frente o problema da obesidade. As recomendações vão ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis no dia a dia, e também incentivar a prática de exercícios físicos”.

Criadas após uma revisão de diversos estudos publicados nos últimos anos, as diretrizes agora divulgadas surgem na esteira de uma série de iniciativas da primeira-dama, Michelle Obama, contra a obesidade infantil. Juntos, eles já são responsáveis pela maior ofensiva contra o excesso de peso desencadeada por um governo nos EUA, que já começou, sem dúvida, a dar frutos.  Há poucos dias, por exemplo, supermercados, padarias e fabricantes de alimentos assumiram o compromisso de criar novos rótulos que deixem mais claro seus conteúdos, porém, críticos da medida dizem que os novos rótulos não ajudam a distinguir entre nutrientes "bons" e "ruins".

6 comentários:

  1. Infelizmente a situação está crítica!
    A começar pelas crianças norte-americanas.

    ;P

    ResponderExcluir
  2. hahahaha
    claro, com mc donalds e coca-cola ao dispor deles, diariamente... quer o que?

    ResponderExcluir
  3. tá difícil msm a situação, mas enfim, vai que um dia o problema será resolvido né?!

    ResponderExcluir
  4. É essa é uma situação que está acontecendo no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  5. Um bom documentário sobre o assunto é Supersize-me.

    ;D

    ResponderExcluir
  6. Também o povo lá também vive nos fast food só pode dá nisso mesmo!

    ResponderExcluir