15 de fevereiro de 2011

Alimentação X Humor

Quem nunca ouviu aquela famosa frase: "Cara feia pra mim e fome"? Acreditem, é correto afirmar isso. A falta ou a presença em excesso de algumas substâncias podem refletir de forma positiva ou negativa no humor de um individuo. Há uma série de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo porque estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia – entre os quais serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina.


A teoria mais difundida defende que a ingestão de carboidratos abre caminho para a entrada de maior quantidade de triptofano no cérebro, onde ele será transformado em serotonina (neurotransmissor bastante conhecido como "substância química calmante"). É por isso que quando alguém está chateado e come um doce tem a sensação de que melhorou. Uma dieta rica em gorduras e proteínas e ao mesmo tempo, pobre em carboidratos, leva o individuo a desenvolver um estado fisiológico chamado de cetoacidose, no qual as células do nosso corpo não são capazes de utilizar os carboidratos como principal fonte de energia. Na ausência deste nutriente o cérebro passa a utilizar principalmente as gorduras como fonte energética e como resultado do metabolismo de gorduras há um aumento da produção de corpos cetônicos, que levam o individuo a desenvolver certos sintomas, como fadiga e mal estar, podendo afetar negativamente o humor.

Na Inglaterra, o estudo Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor) revelou que mudanças no que comemos podem ser positivas para a saúde mental. Cerca de 200 pessoas fizeram uma dieta recomendada e avaliaram o impacto da mudança nutricional no seu humor. A experiência mostrou que 26% tiveram uma melhora na instabilidade emocional, 24% na depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade. Os indivíduos estudados diminuíram o consumo de açúcar, cafeína, álcool e alimentos com alto teor de gordura e aumentaram o de frutas, peixes e líquidos.

Ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que também pode afetar negativamente o humor. Assim, o ideal é alimentar-se seis vezes ao dia: café-da-manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Vale lembrar que todas essas sugestões não fazem parte de uma fórmula da felicidade, apenas contribuem para o melhor funcionamento do organismo e produção dos neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Resumindo, você é o que você come! Vamos ser pessoas melhores? hehe

10 comentários:

  1. Muito interessante... já sei de onde vem parte do meu mau humor às vezes, hehehe. Sempre bom manter uma dieta equilibrada para sentir-se bem fisicamente e emocionalmente... parabéns pelas ótimas dicas no blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. oooi gostei do blog, muito bom!

    to seguindo, segue?

    http://enntreaspas.blogspot.com/
    http://enntreaspas.blogspot.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, se cara feia é fome eu passei 16 ANOS sem comer rs
    Adorei o blog, está de parabéns. Estou te seguindo!
    leticial3 - http://naparededoquarto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto esta relação...
    Mas, foi legal ver uma explicação mais elaborada e fundamentada!

    ;D

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Adorei o post, realmente vc é o q vc come #fato'
    Blog show, to seguindo, me segue tbn *-*
    beijos

    http://bruhworspite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca parei para pensar muito sobre isso... agora faz sentido quando estou muito cansado, como um chocolate e parece que renasci :)

    ResponderExcluir
  7. Sempre com informações importante sobre a saúde do nosso corpo...

    Parabéns...


    Favoritos! \o/

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha lido algo sobre isso não,
    então devemos manter uma alimentação
    balanceada não apenas para nos
    mantermos em forma, mas, também
    para não ficarmos nem tão com "cara fechada"
    nem tão "risonhos"

    Tá explicado o porque de tantas pessoas obesas e com glicose lá no céu e felizes \o/

    Brincadeiras a parte, interesante o assunto :D

    ResponderExcluir
  9. Adorei o blog. Tema legal, textos explicativos. Continue assim.
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Ahh então tá explicada minha variação de humor. rs
    Acontece sempre cmg, e eu nao sabia da relação com minha alimentaçao!
    Parabéns pelo post, e pelo blog todo!
    To seguindo!

    papelpinguim.blogspot.com

    ResponderExcluir